voltar

A gestão sustentável dos negócios deve ser a base do processo de expansão da Companhia. Para isso, o investimento da Lojas Renner em novos produtos e unidades é acompanhado pelo planejamento de ações que contemplem o tripé da sustentabilidade: gestão econômica ética e transparente; apoio ao desenvolvimento social das comunidades onde a Lojas Renner está presente; e redução dos impactos ambientais gerados pela operação.

 

A empresa apresenta três direcionadores que buscam a excelência na gestão dos negócios em relação à sustentabilidade:

a. Valor SUSTENTABILIDADE nos fundamentos corporativos.
b. SUSTENTABILIDADE no Código de Ética e Conduta da Companhia.
c. Política de Sustentabilidade publicada.

 

 

Política de Sustentabilidade
Define as diretrizes da Lojas Renner perante temas críticos relacionados às questões sociais e impactos ambientais advindos de suas operações.


Diretrizes da Política de Sustentabilidade

 

 

Comitê de Sustentabilidade
Criado em 2008, o Comitê de Sustentabilidade da Lojas Renner tem caráter consultivo e permanente, e tem por objetivo assessorar o Conselho de Administração no estabelecimento de diretrizes e princípios relativos ao desenvolvimento sustentável da Companhia e de suas controladas. O Comitê possui uma agenda de reuniões trimestrais com pautas definidas, com temas relevantes para o amadurecimento da sustentabilidade no negócio.

 

 

COMPROMISSOS VOLUNTÁRIOS

 

Em 2013, a Lojas Renner aderiu a três pactos globais, demonstrando o seu engajamento perante o compromisso com o desenvolvimento sustentável:

 

 

• Pacto Global das Nações Unidas (ONU) - estabelece princípios universais de direitos humanos, condições de trabalho, preservação do meio ambiente e combate à corrupção.

 

 

• Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo – monitoramento das condições de trabalho na cadeia produtiva de vestuário.

 

 

• Princípios de Empoderamento de Mulheres (ONU) – os Princípios são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar, em seus negócios, valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres.

 

 

ÍNDICES

 

 

ISE

Desde 2014 a Lojas Renner compõe a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBOVESPA. O ISE é o quarto índice de ações no mundo criado com o objetivo de mostrar o desempenho de mercado de uma carteira formada por empresas que adotam os princípios de gestão sustentável. Ele reúne as empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA com as melhores práticas em gestão empresarial e com maior alinhamento estratégico com a sustentabilidade, representando um incentivo para que as empresas busquem o desenvolvimento econômico com inclusão social e respeito ao meio ambiente.

A carteira do ISE de 2015 reúne 51 ações de 40 empresas, de 19 setores, selecionadas entre as emissoras das 200 ações mais líquidas da BM&FBOVESPA.

 

 

Índice Carbono Eficiente (ICO2)

Considerando as preocupações do mundo com o aquecimento global, grande desafio da humanidade neste século, a BM&FBOVESPA e o BNDES criaram um novo índice de mercado – o Índice Carbono Eficiente (ICO2) – de transparência sobre as práticas empresariais em relação às emissões de gases efeito estufa (GEEs). Esse índice tem como objetivo incentivar as empresas com as ações mais negociadas na bolsa a aferir, divulgar e monitorar suas emissões de GEEs, preparando-se, dessa forma, para atuar em uma economia chamada de “baixo carbono”.
A Lojas Renner integra este índice desde 2011.

http://www.bmfbovespa.com.br/Indices/ResumoCarteiraTeorica.aspx

 

 

RECONHECIMENTOS

 

DOW JONES SUSTAINABILITY INDEX (DJSI)
As empresas listadas neste índice são reconhecidas por investir em gestão de risco em fatores econômicos, ambientais e sociais.

 

MSCI GLOBAL SUSTAINABILITY INDEXES
Provedor líder de índices de referência que abrange mais de 5 mil empresas de capital aberto no mundo e representa mais de 125 grupos de investidores com $ 4.4 trilhões dólares em ativos.

 

PAX ELLEVATE GLOBAL WOMENS INDEX FUND (PXWEX)
Investe em empresas que mais se destacam em ações que promovem a equidade da mulher.

 

CDP
Em 2014, a Lojas Renner S.A. foi reconhecida pelo Carbon Disclosure Project (CDP) como uma das dez empresas Líderes em Transparência. O ranking é baseado na metodologia global de pontuação aplicada ao questionário “Mudanças Climáticas” do Projeto, que reúne dados e análises sobre as emissões de gasesque provocam o efeito estufa, além de informações sobre como as companhias abordam o tema mudanças climáticas em sua gestão.

 

 

RELATÓRIO ANUAL

 

Desde 2010, a Lojas Renner publica o seu Relatório Anual segundo a Global Reporting Iniciative (GRI) – metodologia internacionalmente utilizada e difundida – que apresenta o perfil e os indicadores de desempenho social, ambiental e econômicos da empresa.
Acesse aqui os relatórios da empresa:

Lojas Renner Relatório Anual 2016

Lojas_Renner_Relatório_Anual_2015​

Lojas_Renner_Relatório_Anual_2014​

Lojas_Renner_Relatório_Anual_2013​

Lojas_Renner_Annual_Sustainability_Report_2013​

Hotsite Lojas Renner Relatório Anual 2013

Baixe o Relatório Anual de Sustentabilidade 2012

Baixe o Relatório Anual de Sustentabilidade 2011

Baixe o Relatório Anual de Sustentabilidade 2010

Baixe o balanço social 2009

Baixe o balanço social 2008